Sponsors

Brevemente disponível.

Institucional

Bem-vindo

Bem-vindo

Prof. Dr. João Pimentel

XL CONGRESSO NACIONAL DE CIRURGIA

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Eis-nos de volta à cidade de Tomar para a reunião magna da nossa Sociedade, o Congresso Nacional, que irá ter a sua XL edição. Um número marcante, que muito deverá orgulhar a comunidade cirúrgica nacional, e nesta cidade dos Templários muito nos deverá fazer reflectir. Reflectir sobre o que é hoje a cirurgia, quais os caminhos a continuar a trilhar para o seu desenvolvimento, o que deverá ser exigido ao poder político para a manutenção da qualidade daquilo que praticamos.

Foi a pensar nestes pressupostos que elaborámos um programa científico variado, com temas cirúrgicos e outros de carácter mais organizacional, para permitir um confronto de opiniões e ideias benéfico, não só para nós mas, sobretudo, para aqueles que são a razão da nossa existência, os doentes.

Quanto ao organigrama do Congresso, achámos mais apelativo, para uma maior envolvência dos presentes, transferir os chamados «Cursos Pré-Congresso» para o dia seguinte ao terminus do programa principal. Estamos esperançados nesta alteração.

De resto, manter-se-á o figurino de congressos anteriores, contando com a vossa participação para nos darem a conhecer a vossa actividade, sob a forma de Comunicações orais, posters e vídeos. As Mesas-Redondas, Conferências e Simpósios, além de Sessões conjuntas com outras Sociedades, continuarão a marcar o programa.

Para uma divulgação e partilha de conhecimento, teremos connosco personalidades distintas, nacionais e estrangeiras, de reconhecida reputação nas diversas áreas do saber, a quem manifestamos antecipadamente a nossa profunda gratidão.

A possibilidade de um são convívio inter-pares, o reencontro de colegas e amigos, o estreitamento de relações científicas e pessoais, não foi igualmente esquecido.

Para o êxito do Congresso contamos com a presença de todos, pois foi para vós que ele foi pensado e organizado. Desejamos que sejam dias profícuos e enriquecedores.

Até Março de 2020

João Pimentel

Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia

Mensagem do presidente de honra

Mensagem do presidente de honra

Brevemente

Sponsors

Sponsors

Brevemente disponível.

Regulamento e grelhas de classificação

Regulamento e grelhas de classificação

    1. Ao congresso nacional podem ser submetidas comunicações de 3 tipos: comunicação livre, vídeo e poster. O primeiro autor do trabalho deve estar inscrito no congresso.
    2. Todas elas devem ser submetidas sob a forma de resumos e exclusivamente por via informática através do site spcir.com/congresso. A data limite de submissão dos resumos é 25 de novembro de 2019, às 08.00 horas.
    3. Os trabalhos submetidos poderão ser editados até dia 08 de Dezembro de 2019, para eventual correção do seu conteúdo. No momento da submissão, é enviado um email com os dados submetidos, ID de resumo, senha, e link para proceder à edição do respetivo trabalho.
    4. Todos os resumos devem referir: título, autores, instituição(ões) e serviço(s), autor correspondente e respetivo contacto (e-mail), tipo de apresentação (comunicação oral, vídeo ou e-poster), área científica a que se refere (cada um dos capítulos da SPCIR e outros). Segue-se o texto do resumo que deve obrigatoriamente explicitar o objetivo ou introdução, material e métodos, resultados e discussão/conclusão.
      Neste resumo não deve ser incluída qualquer referência que permita a identificação do hospital de origem do trabalho.
      O texto do resumo terá um limite de 1500 caracteres.
    5. Os resumos que não cumpram estes requisitos serão recusados.
    6. Os resumos referentes a comunicação oral serão distribuídos ao júri nomeado pelos respetivos capítulos da área científica a que se candidatam e pela Direção da SPCIR nas áreas não abrangidas por aqueles, por via eletrónica, até ao dia 16 de Dezembro de 2019.
    7. As respetivas avaliação e classificação, serão reenviadas, pela mesma via, à direção até à data limite de 05 de Janeiro de 2020.
    8. Os autores das comunicações melhor classificadas nas respetivas áreas serão informados da aceitação condicional do trabalho para apresentação até à data de  12 de janeiro de 2020. Para a aceitação final do trabalho, o autor deverá enviar resumo alargado do trabalho (formato A4, até três páginas, até ao dia 03 de Fevereiro 2020 através do site da SPC.
      Os trabalhos que cumpram todos estes requisitos serão apresentados como comunicação oral com 7 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão nas sessões para tal destinadas.
      As comunicações preteridas serão apresentadas sob a forma de e-poster.
    9. As comunicações livres apresentadas nas sessões das respetivas áreas científicas serão classificadas pela mesa da sessão, que elegerá a melhor de cada sessão.
    10. O conjunto das melhores comunicações livres apresentadas ao congresso nas diferentes áreas científicas serão apresentadas em conjunto na sessão final do congresso sendo premiadas as três primeiras classificadas (ex aqueo).
    11. Todos os vídeos submetidos para apresentação ao congresso devem ser enviados até ao dia 15 de dezembro de 2019.
    12. O envio dos vídeos poderá ser feito das seguintes formas:
      • por correio registado: para Refresh Bubbles (Rua Damião de Gois, 176 1o andar Escritório 1.5 - 4050-222 Porto - Telefone - +351 223 263 373), em suporte DVD (formato MP4 recomendado);
      • via WeTransfer: www.wetransfer.com para o email spcir@rbb.pt;
      • Caso opte pelo envio por WeTransfer, ser-lhe-á enviado posteriormente um email de confirmação da receção do vídeo.Para o envio de vídeos que estejam em formato DVD, será necessário comprimir os ficheiros em formato ZIP ou outro equivalente;
      • Informação adicional para o envio dos vídeos por WeTransfer: WeTransfer - How it works
    13. Nos vídeos submetidos para apreciação, não deve ser incluída qualquer referência que permita a identificação do hospital de origem do trabalho.
    14. Os vídeos serão visualizados por um júri que selecionará aqueles que serão apresentados nas sessões de vídeo do congresso. Cada vídeo terá 8 minutos para apresentação e 4 minutos de discussão.
    15. Os autores correspondentes serão informados da decisão do júri de aceitação ou recusa da apresentação dos seus trabalhos e sob que forma, até ao dia 31 de Janeiro de 2020.
    16. A mesa das respetivas sessões elegerá dois vídeos por sessão que serão apresentados na sessão em conjunto na sessão final dos melhores vídeos, sendo premiados os três primeiros classificados (ex aqueo).
    17. As comunicações poster submetidas ao congresso serão apresentadas em formato eletrónico. As comunicações orais não admitidas para apresentação neste formato (após avaliação do júri de seleção) serão apresentadas sob a forma de e-poster. O e-poster deve ser enviado através da página web da SPC, até ao dia 17 de fevereiro de 2020. Após esta data não serão aceites os trabalhos nem é permitida qualquer alteração ao conteúdo do mesmo. Organizar-se-ão sessões com os posteres , agrupados por temas e discutido por um júri de peritos na área que selecionará um poster como o melhor da sessão. Esses posteres serão colocados numa pasta informática dos melhores posteres que ficará disponível nos monitores de apresentação. Um júri selecionará os 10 melhores posteres que serão discutidos e apresentados na sessão dos melhores posteres , sendo premiados os três melhores trabalhos (ex aqueo).
    18. Todas as avaliações dos resumos, vídeos, apresentação de comunicações livres, vídeos e posteres serão feitas de acordo com critérios pré definidos e constantes das grelhas de classificação que se anexam a este regulamento.

    A direção da SPCIR.



  • Descarregar
Normas de Apresentação

Normas de Apresentação

A Direção da Sociedade Portuguesa de Cirurgia agradece a sua disponibilidade para colaborar no XL Congresso Nacional, que se realizará de 19 a 21 de Março de 2020, no hotel dos Templários, em Tomar.

Solicita-se a leitura das recomendações relativas ao modo de funcionamento das sessões científicas:

1 - Introdução

A observação rigorosa dos horários é indispensável ao sucesso do Congresso. Os palestrantes e moderadores devem cumprir este imperativo.

Os preletores e membros das mesas foram convidados pelo seu mérito pessoal, pelo que não devem agradecer à Direção da SPC a sua presença/convite já que estes consomem o tempo destinado à apresentação e discussão da sua comunicação.

O sistema de audiovisuais do congresso apoiará o controlo do tempo das intervenções. Ao surgir o sinal vermelho, o preletor será interpelado pelo moderador para finalizar de imediato.

2.1 - Moderadores/ Presidentes

A generalidade das sessões tem 3 moderadores, à exceção das conferências. Estes devem acordar previamente quem terá a responsabilidade de abrir a sessão e quem efetuará o seu encerramento. Aos presidentes das mesas e das conferências compete introduzir os preletores.

Compete aos moderadores dar pontualmente início à sessão, enquadrar o tema da mesma, apresentar os preletores, vigiar o cumprimento do tempo de cada apresentação, promover a discussão e proceder ao encerramento dentro do horário.

2.2 - Sessões

Conforme o tipo de sessão, o tempo destinado à apresentação e à discussão deve ser gerido da seguinte forma:

  • Conferência
    • Duração da sessão: 30 minutos;
    • Sem discussão no final.
  • Mesa Redonda

    • Duração da sessão: 120 ou 150 minutos;
    • Cada intervenção tem a duração de 20 minutos;
    • Discussão obrigatória de 30 minutos (mínimo) no final ou a acordar pela mesa.
  • Prova de Caras

    • Duração da sessão: 120 minutos (40 minutos para cada caso).
  • Mini Mesa Redonda

    • Duração da sessão: 60 minutos;
    • Cada intervenção tem a duração de 20 minutos;
    • Discussão obrigatória de 20 minutos (mínimo) no final ou a acordar pela mesa.
  • Mesa Redonda - problemas clínicos

    • Duração da sessão: 150 minutos;
    • Cada intervenção tem a duração de 10 minutos;
    • Discussão de 3 minutos no fim de cada apresentação.
  • Comunicação Oral

    • Duração da sessão: 120 minutos;
    • A cada trabalho estão reservados 7 minutos para apresentação, seguidos de 3 minutos para discussão.
  • Póster (e-Poster)

    • O póster será apresentado em formato digital. Todos os pósteres aceites para apresentação estarão disponíveis para observação durante todo o Congresso.
    • Os posters serão agrupados em pastas informáticas por tema; o horário da sessão de apresentação será afixado, devendo o autor do Poster estar presente no momento em que se procede à sua avaliação pela Mesa da Sessão.
      A duração de cada sessão de poster é de 120 minutos.
  • Vídeo

    • Duração da sessão: 120 minutos;
    • A cada trabalho estão reservados 8 minutos para apresentação e 4 para discussão.

3 - Entrega de comunicações e pósteres

Todas as apresentações devem ser antecipadamente entregues de acordo com as seguintes regras:

  • Sessões de póster

    • O envio de e-poster terá de ser feito obrigatoriamente por via eletrónica através do site da SPC (conforme especificações técnicas);
    • Dada a necessidade de preparação dos posters para os ecrãs tácteis em que serão visionados, não serão aceites quaisquer ficheiros por outra via nem após a data indicada acima, nem mesmo no local do Congresso.
  • Sessões de Vídeo

    • Todos os vídeos submetidos para apresentação ao Congresso devem ser enviados por correio para Refresh Bubbles (Rua Damião de Gois, 176 1º andar Escritório 1.5 - 4050-222 Porto - Telefone - +351 223 263 373), em suporte DVD (forma MP4 recomendada) ou via WeTransfer: www.wetransfer.com para o email spcir@rbb.pt até 9 de Dezembro de 2018.

4 - Notas finais

Os objetivos do XL Congresso Nacional de Cirurgia só serão atingidos se, além da qualidade dos conteúdos científicos, se aliarem normas de organização que facilitem e tornem eficazes as sessões.

Apelamos a todos os participantes para a observância das normas acima expostas.

As salas estão equipadas com controlador de tempo. Contamos especialmente com os Moderadores e Presidentes das sessões para a gestão rigorosa do tempo.

Com os melhores cumprimentos,

A direção da SPC.

Carta à Industria

Carta à Industria

Lisboa, 26/11/2019

A direção da sociedade portuguesa de cirurgia vai organizar o seu XL congresso nacional de cirurgia entre 19 e 21 de Março de 2020 no Hotel dos Templários, em Tomar. É com muito prazer que estamos a convidar a vossa empresa a participar no referido congresso.

Este ano o congresso discutirá vários temas científicos, transversais à atividade dos cirurgiões gerais: a cirurgia das vias biliares (colecistite aguda, litíase da Via Biliar Principal e anastomoses bilio digestivas, com a abordagem míni invasiva na resolução destas entidades; o cancro do Pâncreas terá uma mesa específica em que serão debatidas estratégias de screnning e tratamento cirúrgico. A isquémia intestinal vascular terá uma mesa redonda própria onde será discutido o diagnóstico e tratamento, bem como as suas sequelas, sobretudo a falência intestinal e sua abordagem. A patologia benigna do esófago (acalásia, divertículos esofágicos e doença de refluxo) e proposta de rastreio do cancro gástrico em Portugal, bem como o tratamento da carcinoma avançado gástrico serão discutidos em duas MR da área EGD. Na área colorectal teremos duas MR sobre patologia benigna (incontinência anal, prolapso retal e protocolo ERAS em cirurgia CR) e maligna (cirurgia da recidiva retal, radioterapia IO, HIPEC e carcinomatose peritoneal). A cirurgia do carcinoma da mama na era da neo adjuvância, a cirurgia da supra renal e a cirurgia no idoso serão temas para MR próprias.

A parede abdominal terá, também duas MR onde se debaterá a hérnia inguinal e incisional, com as diversas técnicas desenvolvidas para o seu tratamento, com a abordagem míni invasiva a ser, também, foco alto do congresso.

Irão ser realizadas míni mesas R com as sociedades de coloproctologia, mini invasiva e cirurgia de obesidade e associação portuguesa de cirurgia de ambulatório. Abordagem dos pólipos colorectais, inclusão de intervenções cirúrgicas nos programas de cirurgia de ambulatório, tratamento da coledocolitiase e eventualidade da criação de CR para patologia biliar complexa com abordagem míni invasiva serão temas em discussão.

Serão realizados cursos pós congresso no dia 21 de março de manhã com temas definidos pelos capítulos da SPCIR. Os capítulos de cirurgia endócrina, hepatobiliopancreático, esofagogastroduodenal, colorectal, vascular, CI e Cirurgia de emergência e parede abdominal e cireurgia mamária serão organizadores de respetivos cursos. em cirurgia mamária. O curso de colocação de acessos venosos guiados por ecografia será também uma realidade.

O congresso terá também as habituais sessões de comunicação oral, vídeos e e-posters, fornecendo aos cirurgiões a possibilidade de apresentarem os seus trabalhos. Contamos com cerca de 600 inscrições, e cerca de 500 trabalhos propostos para exibição.

Teremos presentes um conjunto de palestrantes nacionais de reconhecida competência, estando também convidados palestrantes estrangeiros de renome internacional, de forma a obter um elevado nível científico.

Para este congresso definimos em documento próprio os vários modelos de apoio para os patrocinadores. Além do espaço para stand habitual, outras formas de tornar visível a v/ empresa estão previstos: o patrocínio de sessões (mesas redondas, conferências, o conjunto das comunicações orais, vídeos e poster- este último apresentado em formato eletrónico em 10 monitores de 46 polegadas e colocados durante todo o congresso no hall principal) a possibilidade da realização de simpósios satélites, a atribuição de banners publicitários nos sites do congresso e da SPCIR ou o patrocínio de todo o site da SPCIR (www.spcir.com). A revista da SPCIR anexada à sciello, encontra-se disponível para consulta em formato oppen journal e e-book no site da SPCIR; mais uma oportunidade para se poder trabalhar em parceria!

Este encontro é uma excelente oportunidade comercial para apresentação de produtos e serviços relacionados com o campo de cirurgia geral. Reúna-se a esta audiência altamente influente, na exposição industrial e noutras atividades de patrocínio.

Em anexo segue o programa do congresso.

Será um prazer recebê-lo para o XL congresso nacional em Lisboa.


Com os cumprimentos


Pela direção da SPCIR

Gil Gonçalves

Revista Portuguesa de Cirurgia - Suplemento - XL Congresso Nacional

Revista Portuguesa de Cirurgia - Suplemento - XL Congresso Nacional

Brevemente disponível.

Programa (PDF)

Programa (PDF)

Brevemente disponível.

Organigrama

Organigrama

Brevemente disponível.

Programa

O programa científico do XL Congresso Nacional de Cirurgia, terá os habituais Cursos Pós-Congresso, o programa científico do Congresso Nacional e a apresentação de trabalhos (posteres, vídeos e comunicações orais).

Quinta-feira, 19 de Março de 2020
09h00 - 11:00 Trabalhos

CO - CR 1

Moderadores:
Sala 6.1

CO - EGD 1

Moderadores:
Sala 6.2

V - Vários

Moderadores:
Sala 7

P - END

Moderadores:
Sala 5

P - EGD 1

Moderadores:
Sala 4.1

P - Trauma-Int. 1

Moderadores:
Sala 4.2

P - CR 1

Moderadores:
Sala 4.3

P - Vários 1

Moderadores:
Sala 4.3
09h00 - 11h00

Mesa Redonda Hepatobiliopancreática - Vias Biliares

Presidente
Moderadores
Abordagem atual da colecistite aguda
Tratamento da lesão iatrogénica das vias biliares
Papel da cirurgia mini invasiva na cirurgia biliar complexa
Avanços no tratamento do colangiocarcinoma hilar
Sala 1

Mesa Redonda Vascular: Isquémia intestinal aguda

Presidente
Moderadores
Fisiopatologia
Diagnóstico clínico
Diagnóstico Imagiológico
Tratamento endovascular
Tratamento cirúrgico
Falência intestinal associada ao síndrome intestino curto
Sala 2

Mesa Redonda Cirurgia Mamária: Cirurgia da Mama no tempo da Neo-adjuvancia

Presidente
Moderadores
Cirurgia Geral
Radiologia
Anatomia Patologica
Sala 3
11h00 - 11h15 Intervalo
11h15 - 13h15 Trabalhos

CO - HBP 1

Moderadores:
Sala 6.1

CO Mama

Moderadores:
Sala 6.2

V - CR 1

Moderadores:
Sala 7

P - HBP 1

Moderadores:
Sala 5

P - CR 2

Moderadores:
Sala 4.1

P - CR 3

Moderadores:
Sala 4.2

P - Vários 2

Moderadores:
Sala 4.3

P - Par. Abd

Moderadores:
Sala 4.4
11h15 - 13h15

Mesa Redonda Esofagogastroduodenal: doença benigna esofagogástrica

Presidente:
Moderadores:
Divertículos esofágicos - Como e quando tratar?
Atitude perante um esófago de Barrett
Fístulas pós gastrectomia. Como tratar?
Prós e contras de operar um doente com DRGE
Tumores benignos do estômago - Quando operar?
Sala 1
11h15 - 12h45

Mesa Redonda Cirurgia Endócrina: Cirurgia das glândulas supra renais

Presidente:
Moderadores:
Anatomia e Fisiologia das Suprarrenais
Imagiologia das Suprarrenais
Quando operar
Como operar
Experiência de uma unidade funcional de cirurgia endócrina
Sala 2
12h45 - 13h15

Conferência: Hipertensão arterial secundária a patologia das supra renais

Presidente: João Coutinho
Conferencista: Leonor Carvalho
Sala 2
11h15 - 13h15

Mesa Redonda Trauma/C.Intensivos e cir. Emergência: Cirurgia no idoso - melhorar resultados

Presidente:
Moderadores:
Particularidades da biologia do idoso
A Anestesia é diferente?
Reabilitação multimodal: conceito
Patologias urgentes mais comuns. Como atuar ?
Protocolo ERAS para cirurgia de urgência no idoso. Utopia ou realidade ?
Sala 3
13h15 - 14h30 Almoço
14h30 - 16h00

Sessão de abertura

Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia - João Pimentel
Palestra não médica - Pedro Janela
Presidente de honra - Fernando Martinho
Sócios Honorários - Paul Antoine Lehur, Safi Dokmak
Convidados:
Ministra da Saúde -
Presidente Câmara Municipal Tomar - Anabela Freitas
Bastonário Ordem dos Médicos -
Presidente Conselho Administração CH Médio Tejo -
Presidente do Colégio de Cirurgia Geral - Meneses da Silva
Sala 1
16h15 - 16h45

Conferência: Como auditar qualidade em Unidade HBP

Presidente: Luis Graça
Conferencista: Markus Buchler
Sala 1

Conferência: Obstrução defecatória: Como e quando operar

Presidente: João Pimentel
Conferencista: Paul Antoinne Lehur
Sala 2
16h45 - 17h00 Intervalo
17h00 - 19h00 Trabalhos

CO - EGD 2

Moderadores:
Sala 6.1

CO - END

Moderadores:
Sala 6.2

V - HBP

Moderadores:
Sala 7

P - HBP 2

Moderadores:
Sala 5

P - EGD 2

Moderadores:
Sala 4.1

P - Vários 3

Moderadores:
Sala 4.2

P - Trauma-Int. 2

Moderadores:
Sala 4.3
17h00 - 19h00

Mesa Redonda Colorectal: patologia CR benigna

Presidente:
Moderadores:
Estimulação neuro sagrada na incontinência fecal
Protocolectomia reconstrutiva: quando propor e quando evitar
Prolapso rectal: qual a melhor opção
Protocolo ERAS em cirurgia colorectal: realidade e resultados
Sala 1
17h00 - 19h00

Mesa Redonda Parede Abdominal: Hérnia inguinal e Incisional

Presidente:
Moderadores:
Aspectos a considerar na opção cirúrgica para Hérnia Inguinal: tailored surgery
Fixação de prótese: Sim ou nâo? Altera os outcomes?
Hernioplastia Lichtenstein - como eu faço (Video)
TEP - como eu faço (Video)
TAPP - como eu faço (Video)
Hérnia Incisional Laparoscópica - como eu faço (Video)
Sala 2
17h00 - 19h00

Mesa redonda American College of Surgeons: A "arte" do cirurgião visto por outras artes

Presidente:
Moderadores:
Sala 3
19h00 Assembleia Geral da SPC Sala 1
20h30 Jantar do congresso
Sexta-feira, 20 de Março de 2020
08h00 - 10h00

Mesa Redonda Internos: Formação em cirurgia minimamente invasiva

Presidente:
Moderadores:
Contexto actual e prespectivas futuras: Cirurgia Minimamente Invasiva no internato de Cirurgia Geral
Impacto da implementação de cirurgia minimamente invasiva na realização de Cirurgia aberta
Implementação de um programa de Cirurgia Minimamente invasiva no Internato
Realidade formativa de Cirurgia Minimamente Invasiva em Portugal
Realidade formativa de Cirurgia Minimamente Invasiva em Espanha
Sala 1
08h00 - 10h00

Reunião da capítulo Português da ISS-SIC

Constituição da mesa da reuniãol
Informações: membros portugueses da ISS, ativos e honorários
Participação portuguesa em sociedades afiliadas
Participação portuguesa noutras sociedades globais
DSTC / DATC / DPNTC – relacionamento com o Brasil - Carlos Mesquita, Luís Filipe Pinheiro, Jorge Pereira, Henrique Alexandrino, Luís Ferreira, António Gandra / Sérgio Baptista, Luís Vale / Ana Pereira e Liliana Lourenço
Interação Cirurgia / Anestesia – progressos recentes - Henrique Alexandrino, Sérgio Batista
Sala 3
08h30 - 10:30 Trabalhos

CO - HBP 2

Moderadores:
Sala 6.1

CO - Par. Abd

Moderadores:
Sala 6.2

V - EGD

Moderadores:
Sala 7

P - HBP 3

Moderadores:
Sala 5

P - Mama

Moderadores:
Sala 4.1

P - END

Moderadores:
Sala 4.2

P - Trauma/Int 3

Moderadores:
Sala 4.3
08h30 - 10h30

Mesa Redonda Colorectal:Cancro CR; doença localmente avançada e metastizada

Presidente:
Moderadores:
Cirurgia na Recidiva Local Pélvica: truques, limites e resultados
Radioterapia intra-operatória no cancro do recto LA e na recidiva local -resultados na prática clínica
Liver first vs Primário first
O que há de novo em cirurgia de cito redução e HIPEC para a carcinomatose por Carcinoma CR
Sala 2
10h00 - 11h15

Assembleia Geral do Colégio de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos

Sala 1
10h30 - 11h00 Intervalo
11h00 - 13h00 Trabalhos

CO - Vários/Inv.

Moderadores:
Sala 5

CO - Trauma/Int.

Moderadores:
Sala 6.1

CO - CR 2

Moderadores:
Sala 6.2

V - CR 2

Moderadores:
Sala 7
11h00 - 13h00

Mesa Redonda Esofagogastroduodenal: Cancro do esófago: ponto da situação

Presidente:
Moderadores:
Tratamento Neoadjuvante em cancro do esófago: estado da arte
Cirurgia minimamente invasiva: em que ponto estamos?
Cirurgia do cancro do esófago: para que serve o robot?
Papel da linfadenectomia após tratamento neoadjuvante. Haverá lugar para contenção?
Controvérsia no tratamento do cancro do esófago: Wait and see, after neoadjuvant therapy
Sala 1
10:45 - 11:15

Conferência: Como a cirurgia pancreática pode melhorar o transplante do fígado e a cirurgia de transplante

Presidente:
Conferencista: Safi Dokmak
Sala 2
11h15 - 13h15

Mesa Redonda Hepatobiliopancreática - Carcinoma Pâncreas

Presidente:
Moderadores:
Técnica de Heidelberg/ procedimento convencional, no tratamento do Carcinoma do Pâncreas
Cirurgia para o Carcinoma avançado do Pâncreas
Predisposição genética pra o Carcinoma do Pâncreas e papel do screening
Diagnóstico e terapêutica no Carcinoma do Pâncreas: has the time come to prick the bubble?
Sala 2
11h00 - 13h00

Mesa Redonda Parede Abdominal: Como abordar as principais complicações. Cirurgia Robótica – um futuro próximo?

Presidente:
Moderadores:
Abordagem da recidiva de Hérnia Inguinal - que estratégias utilizar
Aspetos a considerar na hérnia incisional
Dor crónica pós hernioplastia
Cirurgia Robótica na parede abdominal
Registo Nacional Hérnias – GREPA Portugal
Competência especifica em Parede Abdominal
Sala 3
13h00 - 14h00 Almoço
14h00 - 16h30

Prova de Caras

Presidente: Francisco Oliveira Martins
Moderadores:
Caso Ilhas- Hospital do Funchal - Catarina Pestana
Caso Centro- Hospital Castelo Branco -
Caso Sul- Hospital Évora - André Oliva
Sala 1
14h00 - 15h00

mini Mesa redonda com SP Cirurgia Obesidade: Abordagem do doente obeso mórbido pelo cirurgião geral

Presidente:
Considerações peri operatórias na cirurgia do doente obeso mórbido
Cirurgia geral no doente obeso mórbido
Complicações pós operatórias mais frequentes
Sala 2
15h00 - 16h00

mini Mesa redonda com APCirurgia Ambulatório:

Presidente:
Como aumentar complexidade de procedimentos sem comprometer segurança
Cirurgia de Urgência em CA
Cirurgia Oncológica em CA - quais os limites
Sala 2
16h30 - 17h30

mini Mesa redonda com a SP Coloproctologia: pólipos colorectais; terapêutica adequada

Presidente:
Resseção mucosa endoscópica: indicações e limitações
Disseção submucosa endoscópica: indicações e limitações
Cirurgia de salvação por via laparoscópica: indicações
Sala 1
16h30 - 17h30

mini Mesa redonda com SPCirurgia Min. Invasiva: Tratamento da Litíase Biliar Complicada em 2020 

Presidente:
Moderadores:
Centros de referância para doença biliar benigna complexa: laproscopia para a coledocolitiase em 2020
A realidade Portuguesa: passado, presente e futuro
Sala 2
17h30 - 18h30

mini Mesa redonda com SP Cirurgia Plástica: Presente e futuro - Cirurgia de Reconstrução da Mama

Presidente:
Moderador:
Perspectivas da reconstrução mamária - deTagliacozzi à microcirurgia
A partir da experiência no Algarve: atualidade e futuro em cirurgia reconstrutiva da mama
Sala 1
17h30 - 18h30

mini Mesa redonda com SP Cirurgia Pediátrica

Presidente:
Moderadores:
Malformações congénitas abdominais com manifestação em idade adulta
Cirurgia hepatobiliar em idade pediátrica: um exemplo de cooperação entre duas especialidades
Sala 2
14h00 - 15h00

Melhores Posteres

Presidente:
Moderadores:
Sala 3
15h00 - 17h00

Melhores Vídeos

Presidente:
Moderadores:
Sala 3
17h00 - 19h00

Melhores Comunicações orais

Presidente:
Moderadores:
Sala 3
19h15 Sessão de encerramento Sala 1
Sábado, 21 de Março de 2020
08h30 - 13h00

Curso de Cirurgia Endócrina

Coordenador: João Capela
Monitores: Ana Oliveira, Henrique Candeias, Pedro Sá Couto, Virginia Soares

Módulo teórico

Apresentação - João Capela
Introdução à Ecografia
Ecografia da tiróide e cadeias ganglionares: anatomia ecográfica - Pedro Sá Couto
Ecografia da tiróide; patologia ecográfica - Ana Oliveira
Ecografia da paratiróide: indicações e anatomia ecográfica - João Capela
Indicações para biopsia guiada por ecografia - Henrique Candeias
Noções básicas de biopsia guiada por ecografia - Viginia Soares

Módulo teórico-prático

Casos clínicos: fotos e vídeos - João Capela

Módulo prático - João Capela

Tiróide normal

Casos práticos: patologia tiroideia,paratiroideia e adenomegálias

Hospital Tomar
08h30 - 13h00

Curso de Cuidados Intensivos/Trauma e Cir. Emergência

Coordenador: Nuno Carvalho, Beatriz Costa, Fernando Próspero, Jorge Pereira
Comentadores:

Isquemia mesentérica
Perfuração em CPRE
Perfuração em colonoscopia
Colecistite enfisematosa
Ileus biliar
Abcesso apendicular
Volvo sigmóidea
Abcesso reto retal
Politrauma aberto e fechado, Abdominal e Torácico
08h30 - 13h00

Curso de Parede Abdominal: Como eu faço: segredos e dicas

Coordenador: Carlos Magalhães
Comentadores: Carlos Magalhães; Júlio Marques
Hérnia Inguinal - técnica anterior / posterior - Gabriel Oliveira; Augusto Lourenço
Hérnia Crural - técnica anterior / laparoscópica - João Coutinho
Hérnia Inguinal - via laparoscópica – TEP - Ana André
Hérnia Inguinal - via laparoscópica – TAPP - Manuel Oliveira
Abordagem da recidiva da hérnia inguinal - Silvia Neves
Comentadores: Carlos Boto
Hérnias da linha média - via aberta vs via laparoscópica - Maria José Moreira
Hérnia incisional - via aberta - Joana Correia
Hérnia Incisional - via laparoscópica - Tim Tollens
Técnica de separação de componentes - Emanuel Guerreiro
08h30 - 13h00

Curso de Vascular: Pé Diabético com infeção aguda

Presidente: Pereira Alves
Comentadores: Aida Paulino, C. Costa Almeida, Victor Marques
Introdução: dados epidemiológicos e problemas socioeconómicos - José Manuel Boavida
Fisiopatologia do pé diabético - Rui Carvalho
Anatomia do pé e vias de propagação da infeção - Luis Silveira
Diagnóstico do Sindrome da infeção aguda - Carlos E. Costa Almeida
Tratamento na urgência do pé diabético com infeção aguda - José Neves
Importancia da revascularização precoce nos resultados - Tiago Bilhin
08h30 - 13h00

Curso Colorectal: Urgências em Coloproctologia

Coordenador:Manuel Limbert, Marisa Santos, Nuno Rama

Módulo I

Doença Hemorroidária complicada - Ana Povo
Fissura anal - Sandra Amado
Imagiologia na supuração anorectal - Luis Semedo
Supuração anorectal - Marisa Santos

Módulo II

Trauma anorectal - João Pimentel
Hemorragia digestiva baixa -
Oclusão intestinal baixa - João Maciel
Diverticulite - Nuno Rama
08h30 - 13h00

Curso Hepatobiliopancreático: Cirurgia pancreática e diabetes mellitus

Comentadores: Jorge Paulino, Guilherme Tralhão, Humberto Cristino
Diabetes pancreatopriva: o que é? - Carla Batista
Diabetes “de novo” como indicador do cancro do pâncreas
- perspectiva do endocrinologista - Paula Bogalho
- perspectiva do cirurgião - Ana Velez
“Dr., vou ser operado ao pâncreas: vou ficar diabético?”
- perspectiva do endocrinologista - Joanna Prokop
- perspectiva do cirurgião - Marco Serôdio
Indicações e consequências da pancreatectomia total - Jorge Paulino
Manuseamento do doente sem pâncreas:
- perspectiva do endocrinologista - Carla Batista
- perspectiva do cirurgião - Sónia Vilaça
Cirurgia pancreática, diabetes e nutrição
- perspectiva do cirurgião - Miguel Coelho
- perspectiva do endocrinologista - Jorge Dores
- perspectiva do gastroenterologista - Eduardo Rodrigues Pinto
Diabetes pós cirurgia pancreática: perspectivas inovadoras
- projecto “Medical dogs for diabetics” - Humberto Cristino
- ensinamentos da Cirurgia Bariátrica - António Albuquerque
- autotransplante de ilhéus: ficção científica? - François Pattou
Síntese e encerramento - Guilherme Tralhão
08h30 - 13h00

Curso de Esofagogastroduodenal: DRGE e Acalásia

Coordenador:
Comentadores:
Anatomia cirúrgica da região esofagogástrica - António Bernardes
Estudos funcionais esofágicos, DRGE e Acalásia - Manuela Batista
DRGE
Indicações para cirurgia - Margarida Amaro
Técnicas e resultados a curto e longo prazo - José Carlos Campos
Recidiva – Indicações para cirurgia Redo - Jorge Santos
Quando usar próteses?
Discussão
Acalásia
Técnicas não cirúrgicas - Armando Peixoto
Indicações para cirurgia - André Lázaro
Vídeo endodlip - Cristina Camacho
Técnica cirúrgica e resultados a curto e longo prazo - António Gouveia
Opções na recidiva - Teresa Braga
Discussão
08h30 - 13h00

Curso de Cirurgia Mamária: Cirurgia da axila no cancro da Mama

Coordenador: Natália Alves
Procedimentos sobre a axila: passado, presente e futuro - Nátalia Alves
Do esvaziamento axilar à prática atual: experiência das Unidade de cirurgia mamária:
- IPO Porto - Cátia Ribeiro
- CH S. João - Diana Gonçalves
- CH Entre o Douro e Vouga - Teresa Santos
- CHU Lisboa Norte - Isidra Cantante
- Hospital Évora - Rosa Félix
- CHU Algarve - Nicole Cardoso, Henrique Morais
08h30 - 13h00

Curso de Colocação ecoguiada de catéteres venosos centrais

Organização: Unidade de Acessos Vasculares do Serviço de Cirurgia Geral do IPO de Lisboa
Organigramas de decisão; CVC (CICC, PICC, FICC) e CVP - Rodrigo Oom
ECOGRAFIA Introdução/Utilidade - Rodrigo Oom
Princípios básicos da Ecografia - Rita Barroca
Anatomia e técnica ecoguiada - Sara Carvalhal
Resultados com colocação ecoguiada -Francisco Cabral
Dificuldades comuns - Rodrigo Oom
Sessão prática
Formadores: Rita Barroca, Rodrigo Oom, Sara Carvalhal, Francisco Cabral
Formandos divididos em 3 grupos: 1 Modelo humano e 2 modelos animais
Com possibilidade de cada formando praticar a visualização ecográfica das principais veias centrais e a venopunção ecoguiada
Hospital Tomar

Programa atualizado: 13-02-2020

Organigrama

Brevemente disponível.

Submissão de Trabalhos

Submissão de trabalhos encerrada

A submissão de trabalhos encontra-se encerrada desde as 08:00 do dia 25 de Novembro de 2019

Edição de trabalhos encerrada

A edição de trabalhos encontra-se encerrada desde as 00:00 do dia 09 de Dezembro de 2019

Inscrições

Tipo de associado Até dia 29-02-2020 A partir de 01-03-2020
Sócios titulares 200 € 250 €
Membros associados (sócios internos da SPCIR com quotas em dia) 75 € 125 €
Internos de formação específica não sócios da SPCIR 125 € 175 €
Internos de outra especialidade 125 € 175 €
Não sócios 300 € 350 €
Internos do ano comum/Estudantes de medicina Gratuita (limitado às primeiras 100 inscrições)
Curso pós-congresso Limite de vagas Valor Sócio Valor N/Sócio
Curso de Cirurgia Endócrina 16 - -
Curso de Cuidados Intensivos/Trauma e cirurgia de emergência - - -
Curso de Parede Abdominal: Como eu faço: segredos e dicas - - -
Curso de Vascular: Pé Diabético com infeção aguda - - -
Curso Colorectal: Urgências em Coloproctologia (I Módulo) - - -
Curso Hepatobiliopancreático: Cirurgia pancreática e diabetes mellitus - - -
Curso de Esofagogastroduodenal: DRGE e Acalásia - - -
Curso de Cirurgia Mamária: Cirurgia da axila no cancro da Mama - - -
Curso de Colocação ecoguiada de catéteres venosos centrais 16 50 € 100 €

Formulário de inscrição

Vagas para Interno A.C./Estudante de medicina

Inscrições encerradas para Interno A.C./Estudante de medicina. Esgotado o limite de inscrições.

  • Para poder realizar a sua inscrição no XL Congresso de Cirurgia, por favor introduza os seus dados de acesso à area reservada da SPCIR. Qualquer dúvida, por favor entre em contacto com a SPCIR, via email para spcir@rbb.pt.
  • Dados pessoais
    NOTA

    Caso não encontre o seu hospital, por favor, escolha a opção 'Outro' e introduza o nome do hospital no campo 'Hospital (outro)'

    INFO

    Caso deseje que o recibo seja emitido com dados diferentes, por favor, marque a opção acima.

    Dados de entidade
    Tipo de inscrição
    INFO

    Caso seja palestrante (Exclui apresentador de Comunicações Orais, Videos ou Posters), moderador, presidente de mesa ou coordenador de curso, por favor indique na caixa de opções abaixo.

    Trabalhos submetidos
    INFO

    Caso tenha submetido trabalhos ao congresso, deverá marcar a opção 'Submeti trabalhos ao congresso' e especificar o(s) trabalho(s) submetido(s). Deverá adicionar individualmente cada trabalho submetido especificando o ID do resumo e depois clicar em 'Adicionar'

    Resumo ID Título
    Não foram definidos trabalhos.
    Cursos pós-congresso
    Jantar do congresso
    NOTA

    Receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição com os detalhes da inscrição, referência de registo de inscrição, dados e valor de pagamento. Caso não tenha recebido, por favor, verifique na sua caixa de SPAM/e-mail de lixo/correio eletrónico não solicitado.

    Detalhes de inscrição
    Ref. de inscrição
    Valor
  • Dados da entidade
    Elementos do grupo
    INFO

    Para adicionar elementos, clique em 'Adicionar elemento' e, na janela, preencha os dados do elemento e clique em 'Adicionar' para adicionar à grelha de elementos.

    Nome N.º de ordem Tp. sócio Jantar? Curso? Valor
    Não foram adicionados elementos.
    NOTA

    Após submeter a inscrição, a entidade receberá um e-mail confirmando a receção da inscrição do grupo contendo a referência de inscrição e detalhes de pagamento (sujeito a confirmação). Caso não tenha recebido, por favor, verifique na sua caixa de SPAM/e-mail de lixo/correio eletrónico não solicitado.

    Detalhes de inscrição
    Ref. de inscrição
    Valor

Pesquisa de trabalhos

Brevemente disponível.